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Melhores Práticas

5 dicas para descrever melhor os produtos

By 12/04/2018março 14th, 2023No Comments

Você compraria uma porção de tubérculos comestíveis? E que tal um pacote de batatinhas fritas crocantes e deliciosas, uma verdadeira explosão de sabor?

Se para você a segunda opção é mais animadora, então você começou a entender a diferença que faz uma boa descrição. Tubérculos e batatinhas são a mesma coisa, mas a descrição fez toda a diferença, certo?

No e-commerce, os clientes não têm acesso físico aos produtos para ver, sentir, testar, experimentar ou explorar detalhes. Por isso criar descrições simplórias ou incompletas dos produtos da loja é caminho certo para perder uma venda.

Para descrever um produto que irá para a sua loja virtual, pense no cliente como se ele estivesse sendo atendido por um vendedor. Ressalte as qualidades, as vantagens, pense em possíveis dúvidas que o cliente possa ter e use toda essa informação para criar descrições vendedoras.

Na loja, o produto e a sua descrição devem ser chamativos (imagens) e esclarecedores (descrição). Esses dois elementos combinados são a chave para conquistar o consumidor e converter.

Atenção às nossas dicas para caprichar na descrição dos seus produtos:

1. Seja original

Descrições retiradas de sites de terceiros, outras lojas ou até mesmo do site do fabricante do produto podem gerar conteúdo duplicado. Isso não funciona! Descrições copiadas não vão atrair a atenção do seu público. A descrição tem que ser feita pensando no SEU cliente.

Além disso, seu conteúdo não será diferenciado e será muito difícil suas páginas aparecerem na busca orgânica. Os buscadores punem conteúdo repetido. Olha aí o SEO da sua loja em xeque!

Faça descrições originais e diferenciadas. Pense no seu cliente!

2. Seja criativo

Vá além da descrição ou detalhes técnicos do seu produto. Use a criatividade para gerar empatia e despertar o desejo do consumidor por aquele produto.

Tubérculos = técnico
Batatinhas crocantes e deliciosas = vendedor!

3. Capriche nos detalhes

Sim, detalhes técnicos são importantes e os clientes sempre procuram por eles por segurança. Informe a voltagem, o peso, o tamanho, a largura, a altura, o material etc., mas não exagere. Seja objetivo e mais uma vez: pense no seu cliente!

Você pode também ressaltar detalhes importantes na descrição usando negrito. Por exemplo: produto resistente à água.

4. Não esqueça do Google

Descrições otimizadas para o Google ajudam (muito) na indexação das suas páginas, melhorando o tráfego orgânico.

Mas como fazer isso?

Existem ferramentas que ajudam na hora de encontrar as palavras certas para serem utilizadas na descrição do seu produto. Elas mostram como as pessoas andam buscando produtos na internet por meio do emprego de palavras-chave. Repita essas palavras-chave (use também variações delas) pelo menos duas ou três vezes na descrição do produto.

Exemplos de ferramentas para busca e análise de palavras-chave:

– Keyword Planner (oferecida pelo próprio Google)
https://adwords.google.com/home/tools/keyword-planner/

– Keyword Tool (alternativa à ferramenta do Google)
https://keywordtool.io/pt

5. Descrição no tamanho ideal

Não, não existe tamanho máximo para uma descrição. O que existe é o tamanho ideal. A quantidade certa de texto criativo, relevante e informativo que irá ajudar o cliente a decidir pela compra daquele produto. Mas não vá acreditando que uma descrição de 2, 5 ou 10 linhas é muito boa, porque não é! Muito menos encher linguiça, porque aí já é preguiça, certo?

Agora que você já conhece o básico de uma boa descrição, mãos à obra!

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