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Melhores Práticas

Dicas para aumentar o ticket médio

By 22/05/2018março 14th, 2023No Comments

Um dos maiores desafios de quem administra uma loja virtual é torná-la mais lucrativa, seja atraindo mais e-consumidores ou conseguindo aumentar o valor do ticket médio.

Você sabe calcular o ticket médio da sua loja? É simples: pegue o total das vendas e divida pela quantidade de produtos vendidos. Esse é um dos números mais importantes para você pensar e melhorar suas estratégias de vendas e ações de marketing.

Conhecer o ticket médio é imprescindível para, por exemplo, estruturar uma promoção com descontos, divulgá-la e não perder dinheiro no final. Conceder descontos sem conhecer o ticket médio da sua loja pode acabar com a sua margem de lucro e, pior, reduzir o ticket!

Preparamos algumas dicas que você pode adotar para aumentar o ticket médio da sua loja, aumentando assim o faturamento sem precisar elevar os investimentos.

Cross selling

São ações nas quais a loja oferece produtos com preço um pouco maior do que o cliente está comprando naquele momento, mas apresenta benefício extra. Por exemplo: o cliente clica em uma TV de 50 polegadas que custa X reais. Na página de detalhes dessa TV aparecem outras opções de 60 polegadas, com mais recursos, por um preço Y, não muito maior dessa que o cliente está vendo no momento. Geralmente esses produtos são apresentados como “veja também” ou “quem viu esse produto também se interessou por esses”.

Oferecer itens complementares de uma forma em que o cliente possa inclui-los com facilidade no carrinho (além do produto principal) ou optando por uma mercadoria de valor maior que o original por causa da vantagem do valor. Trata-se de uma ação muito interessante para aumentar o ticket médio da compra.

Clique aqui e veja como criar promoções de cross selling usando a ferramenta de cadastro de produtos da plataforma.

Cupons de desconto

Uma das melhores formas de aumentar o ticket médio da loja. A recomendação é criar estratégias para oferecer cupons de descontos gradativos, cupons exclusivos para clientes especiais, entre outras ações.

Por exemplo: o ticket médio da sua loja é de R$ 300,00. Crie uma campanha oferecendo cupons de 10% de desconto para compras acima de R$ 350,00. Mas seja estratégico e avalie com cuidado a forma como vai distribuir esses cupons.

Analise com cuidado os relatórios da plataforma para criar segmentações para essas campanhas com cupons, selecionar clientes que não compram na loja há algum tempo, atraindo-os com cupons, clientes recorrentes etc.

Clique nos links abaixo e veja como criar campanhas de descontos usando as ferramentas da plataforma:

Cupons de desconto
Desconto no produto
Leve X pague Y
Etiquetas (flags promocionais)

Ofereça kits ou combos

É uma forma muito utilizada no e-commerce para aumentar o ticket médio da loja. O ideal é combinar produtos em kits de forma que o cliente enxergue vantagem em comprar diversos produtos de uma única vez.

Essa estratégia é muito boa para incluir nos kits produtos que individualmente têm pouca saída, proporcionando assim um giro melhor de estoque desses produtos. Lembre-se de que mercadoria parada no estoque da loja é dinheiro perdido.

Você pode montar kits com produtos de praticamente qualquer segmento. Por exemplo, se o produto principal é uma blusa, pode oferecer junto com ela uma calça, brincos, pulseiras, sapatos e outros acessórios/produtos que possam compor um look bacana.

É possível ainda montar um combo com uma máquina fotográfica como produto principal e oferecer cartões de memória, tripé, lentes, filtros etc.

Tenha sempre cuidado e bom senso para montar os kits com produtos que realmente sejam relevantes e que agreguem valor ao produto principal, despertando o interesse do cliente em comprar itens do kit ou o kit completo para aproveitar o desconto.

Clique aqui e veja como criar kits/combos usando a ferramenta de Gestão de Conjuntos da plataforma.

Frete grátis

Estratégias de frete grátis ajudam a aumentar o valor da compra. Ofereça, por exemplo, essa opção para compras com valor acima de X reais. Frete grátis é um dos fatores que pesam diretamente na decisão dos clientes pela compra, mas tome cuidado para não prejudicar sua margem de lucro.

Faça um bom planejamento dessa campanha e escolha com cuidado categorias de produtos com boa margem de lucro que irão fazer parte dessa ação.

Clique aqui e saiba como criar uma campanha usando a ferramenta de frete grátis da plataforma.

Recompensas e brindes

Os consumidores gostam de receber ou enxergar benefícios além da sua compra. Ofereça um brinde para compras acima de X reais ou um cupom de desconto para o cliente utilizar na loja em sua próxima compra.

Trabalhe com campanhas (e-mail marketing, por exemplo) para atrair o cliente de volta para a sua loja após a compra.

Planejamento de ações

Uma forma bastante eficiente de planejar ações é elaborar um cronograma de execução de campanhas para depois medir o alcance e o resultado de cada uma delas. Não bombardeie seus clientes, pelo contrário, use táticas para estimular o cliente a voltar mais vezes na loja.

Monte uma régua de comunicação com etapas e estratégias definidas para pré e pós campanhas.

Para isso, é extremamente importante que você conheça o seu cliente, seu perfil e hábitos de compra. Assim você terá sempre a melhor oferta para conquistá-lo.

 

 

 

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