PERGUNTAS FREQUENTES

Perguntas e respostas para as dúvidas mais frequentes

Secure Socket Layer (SSL) é um padrão global em tecnologia de segurança desenvolvida pela Netscape em 1994.

Ele cria um canal criptografado entre um servidor web e um navegador (browser) para garantir que todos os dados transmitidos sejam sigilosos e seguros. Milhões de consumidores reconhecem o “cadeado dourado” que aparece nos navegadores quando estão acessando um website seguro.

– Ganhar vantagem competitiva por mostrar ser um site confiável e legítimo;
– Oferecer garantia para os seus consumidores que seus dados não serão adulterados ou forjados;
– Garantir que os dados importantes dos seus consumidores trafeguem com segurança sob criptografia forte.
Por padrão da plataforma NEO, a loja já possui uma chave SSL instalada e configurada, sendo a Let's Encrypt.

Caso desejar a instalação de uma outra chave de segurança, o lojista deverá entrar em contato com a certificadora de sua escolha e contratar o certificado de segurança para seu domínio.

Após a contratação, a certificadora enviará a chave de segurança para o e-mail cadastrado e a mesma deverá ser encaminhada à equipe JET para instalação em sua loja.
Para renovação do certificado de segurança, a loja deverá solicitar a chave CSR que será encaminhada à certificadora de sua escolha para emissão de nova chave SSL.

A chave CSR permite que a certificadora vincule a chave SSL à loja.

Após o envio da chave SSL pela certificadora, a mesma deverá ser encaminhada à equipe JET para instalação em sua loja.
Atualmente existem diversos certificados de segurança para um e-commerce, o importante aqui é entender como cada um contribui para o aumento de segurança em sua loja.

Obviamente você não precisará ter todos instalados em sua loja.

Veja abaixo uma breve explicação sobre cada um dos certificados:

SSL Simples: realiza a função de criptografar a mensagem que foi inserida no seu site, protegendo os dados de seus clientes.

SSL EV: além da criptografia, esse certificado valida informações da empresa, como CNPJ e endereço. Ela faz com que a barra dos navegadores fique verde, ou seja, indicam ao cliente que o site é seguro. Além de tornar visível sua razão social, agregando valor à sua marca.

SSL Wildcard: esse certificado SSL é indicado para lojistas que possuem vários subdomínios. Por exemplo: loja.nomedodominio.com, institucional.nomedodominio.com.

O Wildcard permite que sejam incluídos novos subdomínios, sem custo durante a duração do contrato.
Domínio é um nome que serve para localizar e identificar você ou sua empresa na Internet.

O domínio é a base de toda a sua identificação profissional na Internet. É o “nome” do seu site e dos seus e-mails. Ele é composto por um nome e uma extensão, exemplo:

nomedaempresa.com.br

Nome: nomedaempresa
Extensão: .com.br

Estes nomes são normalmente chamados de “domínios” (por exemplo: sualoja.com.br é um domínio).

O nome de domínio foi criado com o objetivo de facilitar a memorização dos endereços de computadores na Internet. Sem ele, teríamos que memorizar uma sequência grande de números.

Cada computador ligado à Internet necessita de um endereço para ser localizado pela linguagem da rede chamada de IP ou Internet Protocol.

Os endereços IP são compostos por uma sequência de números, como por exemplo: 185.713.706.14.

Para consultar um site o seu navegador (browser) necessita do endereço IP onde o site está alojado.

Como endereços de IP não são fáceis de memorizar a atribuição de nomes facilitam a memorização e localização não só de sites, mas de qualquer coisa que se deseje encontrar na rede (internet).

A divulgação de domínios na internet fica a cargo das entidades registradoras que, se utilizam do protocolo hierárquico DNS para publicar as informações.

Para registrar um domínio, é necessário ser uma entidade legalmente representada ou estabelecida no Brasil como pessoa jurídica (Instituições que possuam CNPJ) ou pessoa física (CPF) que possua um contato em território nacional.
Gateways de Pagamento são interfaces utilizadas por empresas de e-commerce que servem para a transmissão de dados entre clientes, comerciantes e seus bancos.

Os Gateways de Pagamento são utilizados pelas empresas que fazem negócios online para processar pagamentos com cartão de crédito, e também podem ser equipados para serem utilizados em pagamentos via telefone. Um grande número de companhias oferecem tais serviços, a taxas que podem variar dependendo das políticas da empresa e os tipos de serviços que oferecem.

Um Gateway de Pagamento funciona basicamente como um terminal de cartão de crédito visto em lojas tradicionais de varejo. Quando um cliente envia informações de seu cartão de crédito, a informação é codificada e transmitida através do Gateway de Pagamento.

A interface envia as informações para o banco do cliente, confirmando se o cartão é válido e se existem fundos suficientes disponíveis ou de crédito para que se processe o pagamento, enviando a aprovação caso tudo esteja correto. Esta informação é armazenada, permitindo que o comerciante apresente uma listagem de todas as transações realizadas a seu banco, para posteriormente receber os fundos.
Se você é um lojista, com certeza já deve ter ouvido falar em antifraude. Mas o que é e por que você precisa deles?

As vendas online podem ajudar a alavancar seu negócio e aumentar o giro do seu estoque. Assim, é natural que mesmo as lojas físicas migrem para operações no mundo virtual e adotem o modelo de e-commerce. Com isso, é necessário que haja muito cuidado com um dos principais vilões do e-commerce, as fraudes.

Em uma empresa que efetua a análise de fraude, são efetuadas diversas validações com os dados enviados. Cada empresa tem seu próprio sistema, então, todo o processo pode variar de acordo com cada antifraude.

Existem dois fluxos de análise de fraude, a análise automática e a análise manual:

Análise Automática: São efetuadas algumas rotinas de verificação como análise dos dados do comprador, do cartão de crédito e, em alguns casos, até dos dados do carrinho de compras e da loja que está vendendo os produtos.

Análise Manual: Geralmente, esse processo é baseado em uma análise visual dos dados e na confirmação do comprador. Essa confirmação pode ser feita até via telefone.

De uma forma genérica, o antifraude analisa os dados do comprador, redes sociais, o valor da compra, a localização e, muito importante, o perfil de compra do consumidor. O cruzamento destes dados vão indicar se um cliente é legítimo ou não.
Os sistemas antifraude analisam as informações dos e-consumidores através de redes neurais e técnicas de inteligência artificial. Assim, quando o e-consumidor acessa a loja, é possível saber de onde ele veio, fazendo um acompanhamento durante toda a sua navegação.

Quando uma compra é realizada, as informações do pedido são passadas por uma análise utilizando ferramentas como análises de redes sociais, geolocalização de IP, detecção de proxy, entre outros detalhes. Na sequência, o e-commerce recebe uma nota (score) que informa se o pedido tem condições de ser aprovado ou não.

Atualmente, já existem sistemas antifraude que conseguem distinguir automaticamente as tentativas de suspeitas de fraude. E se o pagamento for classificado como suspeito, ele imediatamente será recusado e encaminhado à outras verificações de segurança.
Do inglês Stock Keeping Unit, ou em português, Unidade Mantida em Estoque, é a unidade física do produto. Isto significa que o SKU é a variação do produto.

Nele estão contidas as características que fazem dele um tipo específico de produto.

Se a sua loja tem um produto Camisa, os SKUs dele podem ser Camisa Branca, Camisa Preta e Camisa Listrada. Outra forma de classificar seus SKUs poderia ser:

Camisa Branca P, Camisa Preta M e Camisa Listrada GG.

Na hierarquia do Catálogo, o SKU está logo abaixo do produto.

Estruturalmente, primeiro você define as informações do Produto para, depois, criar seus SKUs.
O Produto é uma definição mais genérica de algo que é disponibilizado na sua loja, como Vestido, Blusa, Smartphone, Cadeira, etc.

Hierarquicamente, o Produto está abaixo de uma Categoria.

Estruturalmente, primeiro você define as informações do Produto para, depois, criar seus SKUs.
Para importar uma planilha de produtos em lote, o lojista deve baixar a planilha modelo (.xls) e inserir os dados de seus produtos conforme orientação do manual de importação, que é disponibilizado ao baixar a planilha modelo.

Informações importantes:

1) Não inclua ou exclua colunas da planilha modelo;
2) Todas células da planilha devem estar formatadas como “Texto”. Portanto, os campos de preço e peso não deverão estar formatados como decimal, moeda, número, entre outros;
3) Não altere cor, fonte ou tamanho dos textos ou células;
4) Não envie mais de 500 registros por planilha.

Caminho de Acesso: Painel de Controle >> Produtos >> Importar em Lote
Para cada produto da loja virtual, existem inúmeras combinações de grade (cor: amarela, tamanho: P modelo: masculino / cor: azul tamanho: P modelo: feminino e etc.) tornando a gestão de produtos mais flexível e completa ao Lojista, tanto para controle de estoque como na gestão de imagens por combinação.

O primeiro passo é cadastrar uma nova referência, que será a base que irá receber todas as variações. Exemplo: criada a referência “cor”, que irá receber todas as cores que estarão disponíveis nessa referência.

As variações do produto permitem que em um mesmo produto, a loja possa disponibilizar diferentes modelos entre Cor, Tamanho, Voltagem, etc.

Para cadastrar e gerenciar as referências e variações dos produtos em sua loja, assista o vídeo e o tutorial com o passo a passo, disponibilizados através do link abaixo:
Para que o produto apareça como disponível na loja, o status do cadastro do produto deve estar selecionado com a opção “Visível na loja >> SIM”, caso contrário o produto não aparecerá na loja.

Caminho de Acesso: Painel de Controle >> Produtos >> Selecionar o produto desejado >> Dados principais >> Status visível na loja >> opção SIM.
Para que o produto apareça como esgotado na loja, bastar selecionar a opção de Produto Esgotado como “SIM” dentro do cadastro do produto.

Caminho de Acesso: Painel de Controle >> Produtos >> Selecionar o produto desejado >> Configurações Adicionais >> Produto esgotado? >> opção SIM.
Quando o frete não é cálculo para produtos cadastrados, segue pontos a serem verificados para o cálculo ocorrer com sucesso:

1) No cadastro de produto, é necessário que esteja com o peso e dimensões cadastrados dentro do padrão da cubagem dos Correios ou, quando utilizado o frete personalizado juntamente com cubagem, as dimensões da embalagem do produto devem estar de acordo com as configurações.

2) No frete personalizado, verificar se o CEP incluso na simulação esteja dentro das faixas cadastradas;

3) Caso utilizar o frete dos Correios, verificar se o CEP incluso na simulação esteja válido junto aos Correios. Verificar por meio do link:
http://www.buscacep.correios.com.br/sistemas/buscacep/;

Lembrando que se sua loja utilize somente a integração com os Correios, orientamos que seja cadastrada uma forma de envio personalizada como precaução para instabilidade na integração.

Para configurar os fretes em sua loja, assista o vídeo e o tutorial com o passo a passo, disponibilizados através do link abaixo:

https://experience.jet.com.br/neo-bc/primeiros-passos/formas-de-entrega/
O lojista pode relacionar outros produtos ao produto principal. Esses relacionamentos são exibidos nas páginas de detalhes do produto.

Com essa ferramenta, o lojista pode oferecer produtos similares ao que o e-consumidor está visualizando, produtos que possam complementá-lo e mostrar que os e-consumidores que compraram aquele produto, também se interessaram ou compraram outros produtos juntos.

É uma ferramenta importante para aumentar o ticket médio da loja, desde que os relacionamentos sejam criados com inteligência e coerência.

Caminho de Acesso: Painel Administrativo >> Selecionar o produto desejado >> Relação de Produtos >> Relacionar produto(s) à: Compre Junto; Relacionados; Comprados
É uma ferramenta do Google responsável pelo gerenciamento de tags.

O Google Tag Manager (GTM) simplifica e padroniza o processo de adicionar pixels e scripts em sua loja, e ainda tem a capacidade de refinar e personalizar as métricas do Google Analytics.

Na plataforma NEO, a integração com o Google Tag Manager é nativa e a sua gestão é realizada através do painel administrativo.
O remarketing identifica os usuários que já visitaram sua loja e passa a exibir seus anúncios com mais frequência quando eles visitam websites que fazem parte da Rede de Display do Google ou conforme eles pesquisam termos relacionados aos seus produtos ou serviços no Google.
Para que o campo preço (price) do XML do Google Shopping seja validado junto ao Google Merchant Center é necessário que o campo “Moeda Padrão” seja configurado para “Real Brasileiro”.

​​​​​​​Sem essa configuração será retornada a mensagem “Atributo obrigatório inválido ou ausente: price”.

Segue os passos para configuração do campo moeda:

1) Acessar o painel Google Merchant Center e logar com sua conta;
2) Acessar o menu lateral “Produtos”;
3) Selecionar o menu “Feeds”;
4) Selecionar a aba “Configurações”;
5) No campo “Moeda padrão” configurar com a opção “Real Brasileiro” e clicar sobre o botão “Salvar”.
Os funis são ferramentas que podem ser configuradas no Google Analytics para acompanhar um determinado caminho de navegação a ser seguido pelo e-consumidor.

Aliados à ferramenta de metas formam um poderoso sistema de análise da eficácia de um processo na loja e ajudam a identificar dificuldades de navegação – usabilidade – que estejam levando o e-consumidor a abandonar a compra.

Podem ser criados diversos tipos de funis para medir o comportamento do e-consumidor, como por exemplo, tempo navegação na loja, e-consumidores que chegam à tela de cadastro, entre outros.

O processo não precisa estar necessariamente no checkout, mas é fundamental ter um funil que mostre como está o seu desempenho do seu e-commerce e as suas conversões.
O relatório “Fechamento Mensal” possibilita a visualização dos pedidos que foram finalizados no mês desejado, ou seja, somente os pedidos com status concluído serão listados por essa ferramenta.

Para mais informações sobre o relatório de fechamento mensal, assista o vídeo e o tutorial com o passo a passo, disponibilizados através do link abaixo:

https://experience.jet.com.br/neo-bc/relatorios/relatorio-de-fechamento-mensal/
O E-bit é uma empresa nacional presente no mercado desde o ano 2000. Ela é especialista em categorizar as lojas virtuais e atribuir selos a elas, baseado na avaliação dos próprios e-consumidores.

A empresa ainda monitora os hábitos de consumo e as tendências do e-commerce brasileiro, e fornece relatórios aos lojistas certificados, com informações referentes à satisfação do cliente quanto ao prazo de entrega, navegação, qualidade do produto, entre outros.
Os selos ampliam a boa reputação, credibilidade, melhora a segurança e mantém o sigilo dos dados dos seus e-consumidores no seu e-commerce.

As pesquisas de mercado mostram que selos e certificações aumentam a taxa de conversão de uma loja virtual em até 30%, mas também dizem que estes selos precisam ter credibilidade inquestionável e isenção de quem emite.
Para integrar o seu e-commerce ao E-Bit é bastante simples.

Antes de mais nada, você terá que cadastrar sua loja através do link:

http://www.ebit.com.br/cadastro-de-loja

Depois de preencher, confirmar e enviar as informações da sua empresa, você receberá um e-mail com todas as informações e códigos HTML que precisarão ser inseridos na sua loja para a instalação do banner na página de confirmação e do selo E-Bit em suas outras páginas.

Assim que você colocar os códigos, sua loja estará apta a exibir o selo e o convite para que os e-consumidores respondam o questionário de pesquisa após efetuar uma compra, e você passará a receber e-mails com os comentários dos clientes, além de relatórios com os dados das pesquisas de satisfação.

O selo E-Bit é uma das melhores maneiras dos lojistas que se preocupam com a experiência de compra de seus consumidores, a transmitir segurança e confiabilidade.
Essa alteração é realizada no painel administrativo da loja, na ferramenta “Personalizar E-mails”, localizada no painel administrativo em Configurações >> Personalizar E-mails.
A plataforma disponibiliza ao lojista um relatório contendo as informações dos carrinhos abandonados possibilitando ao lojista realizar contato com seus clientes.

Esse relatório está localizado no painel administrativo em Relatórios >> Carrinhos Abandonados.
Os XML’s são gerados quando o lojista configura o Google Shopping, Integração com Buscapé ou Zoom. Ou seja, após configurar as ferramentas citadas acima no painel administrativo da loja, será apresentada a URL do XML.
Sim, no momento do cadastro de clientes ao inserir o CPF ou CNPJ o sistema atribui automaticamente se o mesmo é um cadastro de Pessoa Física ou Pessoa Jurídica e armazenará essa informação no cadastro do mesmo, no painel administrativo da loja, localizado no menu Clientes.
No cadastro dos produtos, em “Configurações Adicionais” é possível definir a posição de exibição dos mesmos nas páginas:

Vitrine
Grupos de Produtos
Resultado da Busca
Marca de Produtos
Categoria Principal
As ferramentas são exibidas no painel administrativo desde que estejam liberadas para o seu usuário.

Caso alguma ferramenta não esteja sendo exibida, acesse “Usuários Administradores” no menu Configurações e realize a liberação da funcionalidade para o usuário desejado.

Para mais informações, acesse o passo a passo de configuração:

https://experience.jet.com.br/neo-bc/primeiros-passos/usuarios-administradores/
Por padrão do Instagram, o token expira de tempos em tempos e é necessário gerar um novo token.

O novo token poderá ser gerado através do link http://instagram.pixelunion.net/ e enviado a sua agência para atualização, com isso o Instagram voltará a ser exibido em sua loja.
Para criar novas categorias/subcategorias, acesse através do painel administrativo o seguinte caminho: Gestão de produtos >> Categorias >> Cadastrar Categoria.

Para mais informações acesse o manual com as informações de configuração.

Para criar novas categorias/subcategorias, acesse através do painel administrativo o seguinte caminho: Gestão de produtos >> Categorias >> Cadastrar categoria.

Para mais informações acesse o manual, através desse link, com as informações de configuração.

Para ativar o produto para ser exibido na vitrine (home) da loja, localize primeiramente o produto em “Gestão de Produtos >> Produtos” e acesse “Dados Adicionais”.
Localize a opção “Exibir na Vitrine” e marque como “Sim”.
Sim.
É possível adicionar o script do chat através do front da loja, no qual pode ser realizado pela Agência Parceira, ou através do Google Tag Manager (GTM), caso esteja ativo na loja.
Sim.
É possível adicionar o pixel do Facebook através do front da loja, no qual pode ser realizado pela Agência Parceira, ou através do Google Tag Manager (GTM), caso esteja ativo na loja.
Sim.
É possível a configuração de vários tipos de cupons de desconto, sendo desconto exclusivo por cliente, por demanda, por produto ou por categoria.

Para configurar, acesse o menu “Marketing” no painel administrativo da loja e veja o que melhor se aplica a sua campanha.
É possível configurar opção de frete grátis diretamente em um produto específico. Para isso, localize o produto desejado no menu “Gestão de Produtos >> Produtos” e na aba “Configurações Adicionais” configure a opção “Frete Grátis” como “Sim”.

É possível também criar campanhas de frete grátis na plataforma sendo por “Região” ou por “Região e Categoria”. Para criar, acesse o menu “Configurações >> Frete Grátis”.