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Melhores Práticas

SEO – vamos aparecer no Google?

By 07/10/2014fevereiro 2nd, 2024No Comments

Nos últimos anos, o que vem mexendo com as estratégias de mercado é o SEO (Search Engine Optimization), técnicas de otimização de motores de busca.

No e-commerce, o SEO é cada vez mais importante em um cenário de concorrência voraz entre lojas e eterna disputa pelas primeiras páginas no Google e outros indexadores.

O CAC (Custo de Aquisição de Clientes) subiu exponencialmente nos últimos anos, principalmente por causa do aumento do custo de mídia digital, e esse é o principal fator de o SEO ter se tornado tão importante para o e-commerce.

Hoje o Inbound Marketing tem sido uma das principais estratégias para acelerar o posicionamento nos indexadores. Some-se a essas estratégias a necessidade de produção de conteúdo relevante, que também tem grande importância no SEO.

Vamos enumerar, a seguir, algumas das principais técnicas de SEO para e-commerce. Elas devem ser aplicadas na sua loja, com o objetivo de aprimorar suas estratégias de posicionamento.

1. Mobile – invista nessa otimização

Globalmente falando, 87% dos usuários de internet possuem smartphone.

Operações que antes eram restritas a computadores pessoais, como transações bancárias e compras online, há muito são realidade nos aparelhos móveis. Esse ambiente já é bem explorado pelo varejo e o mobile commerce cresce exponencialmente.

A otimização da sua loja pra o mundo móvel é muito importante, pois até o Google tem priorizado os sites mobile-friendly.

Clientes da JET NEO contam com uma plataforma adaptada, responsiva, integrada e otimizada para o mobile.

2. Crie o sitemap do seu e-commerce

O mapa do site (sitemap) é um arquivo XML que contém todas as URLs da sua loja. Além de mostrar aos robôs dos buscadores todas as páginas da loja que você deseja que fiquem acessíveis nas buscas, ele interfere no nível de indexação.

Importante também é indicar quais páginas não devem ser indexadas. A estratégia principal é baseada na montagem de um sitemap baseado em produtos e categorias, excluindo páginas institucionais.

O sitemap da sua loja JET pode ser criado através do seu painel administrativo. Para saber como fazer isso, clique aqui!

Em seguida é preciso avisar ao Google que o arquivo foi criado e a forma mais rápida de se fazer isso é por meio do Google Search Console.

O sitemap é uma técnica simples de SEO, porém de grande potencial nos indexadores.

3. Use corretamente as heading tags H1, H2 e H3

As heading tags são elementos inseridos no código HTML das páginas. Elas irão destacar e atribuir mais relevância para algumas expressões e palavras. São códigos muito importantes, pois eles indicarão para o motor de busca onde há maior relevância no conteúdo daquela página específica.

Programar corretamente as tags H1, H2 e H3 em uma página de produto ou categoria é extremamente importante e você pode acompanhar como suas páginas estão sendo indexadas. E tem a possibilidade de alterar as tags e ajustar essa relevância do conteúdo conforme sua estratégia de SEO.

Na JET tudo isso é automático, respeitando as informações que foram parametrizadas através do seu painel administrativo.

4. Meta descrições – aprimorações

Conhecidas como meta descriptions, elas resumem o conteúdo de determinada página. No resultado da busca, elas aparecem logo abaixo do título e da URL. As descrições devem conter, no máximo, 160 caracteres.

Elas não trazem aumento na indexação da loja, mas influenciam diretamente o click no link. Quanto mais chamativa, melhor será o CTR (click throw rate), aumentando assim o tráfego na sua loja.

Veja algumas dicas para escrever uma boa meta descrição:

– limitar de 155 a 160 o número de caracteres;
– não deixe de incluir palavras-chave;
– O conteúdo mais importante precisa estar nos primeiros 50 caracteres.

5. URLs amigáveis

Uma das chaves para um bom ranqueamento nas buscas é ter uma boa URL nas páginas da sua loja. Ela deve ser breve e descritiva, ou seja, deve ter uma boa semântica. Na prática, isso significa que podemos dizer do que se trata determinada página simplesmente examinando sua URL.

Uma boa prática é usar hífens para separar as palavras, no lugar de sublinhados e outros símbolos. Isso melhor sua legibilidade. Só não abuse do número de hifens, pois o excesso deles na URL pode ser mal visto pelos buscadores.

Um exemplo de URL “ruim”:

/produtos.asp?IDProduto=34033&Estoque=true&text=sabonete_liquido

Como seria a URL ideal:

(dominiodaloja)/sabonete-liquido-dove

Na JET as URL’s já são criadas de forma amigável, porém, você terá gestão total delas através do seu painel administrativo!

6. Cuide das descrições de produtos

Se você navegar em 10 lojas de um mesmo segmento, perceberá que a descrição dos produtos é quase igual em 9 delas. Para agilizar o cadastro, os lojistas normalmente utilizam a descrição do fabricante do produto e isso é muito ruim para a otimização da sua loja.

Os buscadores gostam muito de boas descrições e as especificações dos produtos têm um valor inestimável para SEO.

A fórmula é produzir descrições com palavras corretas e evitar termos inúteis ao produto.

Veja abaixo algumas dicas sobre o que evitar em uma descrição:

– palavras que não provocam o consumidor a comprar o produto;
– advérbios e adjetivos muito exagerados ressaltando características e qualidades do produto (melhor demonstrar do que apenas afirmar);
– palavras negativas;
– descrições excessivamente técnicas, em detrimento dos benefícios que aquele produto oferece;

Faça ainda um bom uso de palavras-chave nas suas descrições e lembre-se: uma descrição bem feita de um produto trará, além da sensação de segurança para o consumidor (sabe exatamente o que está comprando), um sentimento de felicidade por ter comprado o produto ideal.

Isso impacta diretamente nas suas vendas, pois a probabilidade desse comprador voltar à loja e comprar mais é 70% maior do que um novo consumidor fazer sua primeira compra.

7. Conte com o apoio da tecnologia

Existem várias ferramentas no mercado, gratuitas ou pagas, que podem ajudá-lo a monitorar o que está acontecendo no seu e-commerce e influenciar positivamente a sua estratégia de SEO. Conheça algumas:

SemRush

Sem dúvida é hoje uma das principais ferramentas de SEO do mercado, das mais importantes e completas. Com ela você terá acesso a diversos relatórios sobre em quais palavras-chave sua loja foi indexada, volume de acessos, etc.

Você ainda pode empregá-la para fazer uma análise de concorrentes, comparando sua estratégia com cada um deles.

Não é gratuita, mas vale o investimento.

Google Analytics

É a mais conhecida, porém muito pouco explorada. Nela podemos ter acesso a diversas informações relevantes sobre o tráfego orgânico da loja, tendências, principais páginas de entrada e destino, páginas de saída, taxa de rejeição, conversão, entre outras.

É gratuita, então não faz sentido você não utilizá-la no seu negócio!

SEOQuake

Extensão gratuita que é instalada no browser, que oferece diversas informações sobre formatação do código HTML das páginas, formatação de URL, alt de imagens, meta descriptions, entre outras análises.

Search Console

Outra opção gratuita com várias ferramentas focadas em conteúdo e SEO.

Trabalhar o SEO no e-commerce é uma tarefa diária e exige paciência, esforço e dedicação. Porém, quando bem feito, o resultado é uma boa indexação na busca orgânica e menos investimento em adds para atrair leads e converter mais clientes.

8. Link Building

Link building é a prática de obter links externos de outros sites para o seu próprio, com o objetivo de aumentar a autoridade, visibilidade e classificação nos resultados de pesquisa, especialmente em motores como o Google. Essa estratégia é crucial para o SEO, mas requer a construção de links de qualidade, relevantes e éticos para ser eficaz.

– Construa uma estratégia de link building sólida, focada em links de qualidade;
– Busque parcerias relevantes e troca de links com sites confiáveis;
– Evite práticas de construção de links não éticas que podem resultar em penalidades do Google.

Data da última atualização deste conteúdo: 02/02/2024
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