A ferramenta Desconto por Forma de Pagamento permite configurar descontos personalizados nos produtos da sua loja, de acordo com a forma de pagamento escolhido pelo cliente (como PIX, Boleto ou Cartão). Com ela, você pode oferecer condições de preço mais atrativas e adaptadas a cada meio de pagamento, além de ter controle total sobre quais produtos, categorias, grupos ou marcas farão parte da campanha. Confira!
Caminho para a ferramenta: Marketing → Desconto por forma de pagamento
🔍 Como funciona
Você poderá criar múltiplas campanhas de desconto, personalizando:
→ Nome, validade, valor mínimo de compra e percentual de desconto.
→ Formas de pagamento elegíveis: Pagamento Offline, Boleto, PIX e Cartão de Crédito (somente à vista).
→ Aplicação flexível: em toda a loja ou de forma segmentada — por produtos selecionados, categorias, grupos ou marcas.
✨ Onde o desconto aparece:
→ Na vitrine e na página de produto — mostrando o valor já com desconto.
→ No checkout — com uma dica clara, reforçando as condições da campanha.
→ No XML do Google Shopping — assegurando consistência de preço entre a loja e suas campanhas de mídia.
⚙️ Compatibilidade
-
✅ Compatível com os demais descontos da plataforma (como Desconto Progressivo, Leve X e Oferta Relâmpago).
-
✅ Compatível também com o desconto global por forma de pagamento. Nesse caso, a prioridade será sempre da campanha por produto — ou seja, se o produto já atender a uma campanha, ele não receberá o desconto global.
-
❌ Não compatível com Split de pedidos.
-
❌ Não compatível com pagamentos utilizando dois cartões.
Configurando
1 – Clique em Cadastrar ou Nova campanha
2 – Preencha as informações iniciais da campanha
1 – Status: selecione se a campanha estará Ativa ou Inativa. Apenas campanhas ativas terão efeito na loja;
2 – Código: informe um código único para identificar a campanha (ex.: CAMP001). Esse código serve como referência interna para o controle da campanha;
3 – Nome da campanha: defina o nome da campanha promocional (ex.: Campanha Black Friday). Esse nome ajuda a organizar e identificar facilmente as promoções;
4 – Período de vigência: defina a data de início e fim da campanha, além do horário em que ela deve começar e terminar. Também é possível marcar como Indeterminado caso não haja prazo definido;
5 – Valor mínimo: determine o valor mínimo do pedido para que o desconto seja aplicado. Exemplo: somente pedidos acima de R$100,00 receberão o desconto;
6 – Valor do desconto: informe o valor do desconto a ser aplicado. Exemplo: 20% de desconto em todos os produtos da campanha;
3 – Defina quais formas de pagamento terão desconto
⚠️ Atenção:
→ Para cartão de crédito, será necessário selecionar as bandeiras que receberão o desconto.
→ Para pagamento offline, é preciso definir qual tipo de pagamento será contemplado pela campanha.
4 – Selecione os produtos participantes Você poderá definir a campanha para todos produtos ou produtos específicos para a sua campanha.
Você pode aplicar a campanha em todos os produtos da loja ou escolher apenas produtos específicos que farão parte da promoção.
5 – Clique em Cadastrar campanha para finalizar
✅ Pronto! Sua campanha foi cadastrada com sucesso e o desconto já está sendo exibido na vitrine, na página de detalhes do produto e no checkout.
Confira alguns exemplos de como pode ficar na loja
→ Página de detalhes do produto
→ Campo de formas de pagamento dentro da página de detalhes do produto
→ Vitrine
→ Página de checkout
Importante: as imagens acima são apenas ilustrativas. A forma de exibição na sua loja pode variar de acordo com o layout utilizado.
⚠️ Atenção:
→ Quando o carrinho tiver descontos de campanhas que não são gravadas por produto (como Desconto Progressivo, Oferta Relâmpago, Leve X Pague Y ou Vale Compras), o desconto por forma de pagamento será aplicado no subtotal do carrinho (Produtos + Frete – Descontos) e não individualmente por produto.
→ Quando o carrinho tiver descontos de campanhas que não são gravadas por produto (como Desconto Progressivo, Oferta Relâmpago, Leve X Pague Y ou Vale Compras) e o cliente estiver recebendo mais de um desconto na mesma forma de pagamento (ex.: campanhas diferentes no mesmo carrinho), o sistema aplicará automaticamente o maior desconto disponível no subtotal do carrinho (Produtos + Frete – Descontos) e não individualmente por produto.
Perguntas Frequentes
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!