Google Analytics 4
O que é?
Google Analytics é a ferramenta de monitoramento e análise de sites mais utilizada no mundo. Ela se integra com outros serviços do Google, como Ads, Search Console e GTM. Com ela é possível monitorar o perfil de quem acessa seu site, páginas mais acessadas, conversões, dispositivos, cidades e outros dados.
Quais são os principais dados que podem ser coletados com o GA4?
Confira nosso tutorial através do vídeo abaixo:
Como realizara configuração inicial:
Primeiro, precisa existir uma conta do Google, que vai ser a conta principal de configuração do GA. Recomendamos que a conta seja criada pela loja e compartilhada com a conta de sua agência responsável pelo ongoing e da JET (ga.plataformaneo@gmail.com).
Com a conta criada, você precisará configurar o Google Tag Manager. Caso você ainda não tenha feito isso, clique aqui e aprenda como fazer!
Criando a conta no Google Analytics
Após ter criado a sua conta, acesse o Google Analytics e clique em Começar a usar:
Agora, com muita atenção, você deverá preencher 5 passos (Criação de conta, criação de propriedade, Detalhes comerciais, objetivos de negócios e coleta de dados):
Criação de contas
Preencha os dados de detalhes da conta, selecione os campos referente ao compartilhamento de dados da conta e clique em Próxima:
Criação de propriedade
Agora, os dados de nome da propriedade, país e fuso horário, moeda e clique em Próximo:
Detalhes comerciais
Informe os detalhes da empresa, como setor e o tamanho. Depois, clique em Próximo:
Objetivos do negócio
Insira quais são os objetivos do seu negócio e clique em Criar:
Coleta de dados
Selecione a opção Web:
Insira a URL da sua loja, o nome do fluxo, deixe sinalizado a métrica otimizada e depois, clique em Criar fluxo:
Pronto! A sua conta do Google Analytics está criada.
Vinculando o Google Analytics com a JET
Para que o GA4 consiga mensurar todos os dados importantes da sua loja, a vinculação deverá ser realizada através do Google Tag Manager.
Clique aqui para acessar o tutorial especifico sobre como vincular o Google Analytics através do Google Tag Manager!
Data da última atualização deste conteúdo: 06/07/2023