A relatório análise RFM do JET Analytics permite identificar os clientes que têm mais probabilidade de responder a uma nova oferta, através da recência, ou seja, os clientes que compraram mais recentemente têm maior probabilidade de comprar novamente do que os clientes que compraram mais no passado.
O que é a análise RFM?
Trata-se de uma técnica de segmentação de clientes baseada em Recência, Frequência e Valor Monetário das interações de compra, ajudando a identificar grupos de clientes com características semelhantes para direcionar estratégias de marketing mais eficazes.
Por que a Análise RFM é Importante?
A Análise RFM oferece insights sobre o comportamento e o valor de cada cliente, permitindo que você personalize suas estratégias de marketing de forma mais precisa. Compreender esses aspectos chave do seu público-alvo permite que você:
- Identifique clientes de alto valor para estratégias de retenção;
- Crie campanhas segmentadas com mensagens personalizadas;
- Reduza custos direcionando recursos para os clientes mais lucrativos;
- Aumente a fidelidade do cliente e a satisfação geral.
Como o Relatório de Análise RFM Pode Ajudar Você?
- Segmentação Avançada: Identifique grupos de clientes com base em seu comportamento de compra.
- Recomendações Personalizadas: Utilize insights RFM para oferecer ofertas e recomendações personalizadas.
- Previsão de Comportamento: Antecipe as necessidades dos clientes e planeje estratégias de marketing proativas.
- Avaliação de Desempenho: Meça o impacto de suas campanhas e ajuste sua abordagem com base nos resultados.
Aprenda como a análise RFM é realizada através do vídeo abaixo:
Confira um exemplo deste relatório:
Confira como os clientes são classificados:
1 – Campeões: clientes que compraram recentemente, compram com frequência e gastam mais;
2 – Clientes fieis: clientes que gastam bem e com boa frequência. São responsivos a promoções;
3 – Potencial leal: clientes recentes, mas gastaram um bom dinheiro e já compraram mais de uma vez;
4 – Promissor: compradores recentes, mas que não gastaram muito;
5 – Novos clientes: compraram recentemente, mas não com frequência;
6 – Prestes a dormir: recência, frequência e valor monetário abaixo da média. Tendem a se perder se não foram reativados;
7 – Precisando de atenção: recência, frequência e valor monetário acima da curva, mas porem não ter comprado tão recentemente assim;
8 – Hibernando: a última compra foi há muito tempo. Gastam pouco e fazem poucos pedidos;
9 – Não posso perdê-los: fizeram compras grandes e frequentes, mas não voltaram por muito tempo;
10 – Em risco: gastaram bastante dinheiro e compraram com frequência, mas já há bastante tempo. Precisam retornar à base de clientes;
11 – Perdidos: a menor recência, frequência e valor monetário entre todos os outros clientes;
Confira como o cálculo para essa classificação é realizada:
Dica: você pode clicar nas informações para que elas sejam filtradas. Por exemplo, clique em algum segmento do mapa para trazer maiores informações!
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