Skip to main content
EvolutionGestão de pedidos e clientes

Venda assistida (JET Omni) – Lojista

By 13/12/2022agosto 14th, 2024No Comments


Venda assistida Evolution – Lojista

A ferramenta Venda assistida possibilita que o lojista crie acessos aos seus vendedores onde os mesmos poderão vender produtos do seu e-commerce. Com ela é possível:

– Criar catálogos personalizados para cada vendedor
– Definir carteira de clientes
– Acompanhar as vendas de cada vendedor
– Ter um ambiente exclusivo para cada vendedor.
– Facilidade no acompanhamento das vendas e comissionamento aos vendedores.

Esse tutorial é exclusivo para os lojistas, caso você seja um vendedor, consulte o tutorial clicando aqui!

Caminho para a ferramenta: Painel administrativo JET > Pedidos > Venda assistida

Caso a ferramenta não esteja sendo exibida para o seu usuário, será necessário realizar a liberação através da ferramenta Gerenciar usuários administradores. Para saber mais, clique aqui!

IMPORTANTE: esse tutorial é destinado para os clientes que possuem o plano Evolution. Em caso de dúvidas, entre em contato com o nosso time de atendimento clicando aqui!

Cadastrando os vendedores

O primeiro passo é cadastrar seus vendedores. Para isso, acesse a funcionalidade Gestão de vendedores:

Ao acessar a ferramenta, você poderá clicar nos botões Novo Vendedor ou Cadastrar novo vendedor para cadastrar o seu vendedor:

Após isso, você deverá preencher os campos do cadastro.

Dados iniciais

1 – Status: aqui você irá definir se o cadastro do vendedor está ativo ou não.
2 – Selecionar usuário: nesse campo você irá selecionar um usuário, já cadastrado, do seu painel administrativo para defini-lo como vendedor.
3 – Criar novo usuário: caso o usuário não esteja cadastrador, você poderá realizar esse processo.
4 – Observações: nesse campo você poderá inserir informações adicionais para o cadastro do vendedor.

Opções do pedido

Você poderá definir se o vendedor poderá conceder frete grátis, desconto nos pedidos e catálogos gerados por ele ou até mesmo trabalhar com tabelas de preço diferenciadas:

Carteira de clientes e produtos disponíveis

Agora você pode definir se o seu vendedor visualizará clientes específicos ou todos os cadastros da loja, incluindo quais produtos ele poderá oferecer aos seus clientes:


Carteira de clientes: aqui você irá definir a carteira de clientes que o seu vendedor terá acesso.
Todos os clientes: não será necessário selecionar nenhuma carteira e o vendedor terá acesso a todos os clientes, independente do meio que o mesmo se cadastrou.
Uma ou mais carteiras: você precisará selecionar as carteiras que ele terá acesso. Mais abaixo ensinaremos como realizar a gestão dessas carteiras.

Produtos disponíveis: aqui você irá definir os produtos disponíveis para este vendedor.
– Todos os produtos: ao selecionar essa opção, o vendedor terá acesso a todos os produtos da loja
– Uma ou mais categorias, marcas e grupos: com essa opção, você deverá escolher as categorias, marcas e grupos de produtos que o vendedor terá acesso.
– Um ou mais produtos: nessa opção é possível escolher produtos de forma individual.

Para finalizar o cadastro, clique em Cadastrar novo vendedor:

Editando o vendedor

Para editar ou até mesmo excluir um vendedor já criado, basta clicar nos três botões do cadastro e clicar na opção desejada:

 – Deletar: caso precise deletar o cadastro do vendedor, basta clicar nessa opção e realizar a exclusão.
Observação: a exclusão só é permitida caso esse vendedor não possua pedidos vinculados a ele. Caso o vendedor tenha pedidos, clique no botão Editar e depois faça a inativação do cadastro

IMPORTANTE: ao deletar o vendedor, ele perderá o vínculo com a ferramenta Venda assistida mas, seu usuário permanecerá ativo. Caso seja necessário, acesse a ferramenta Gerenciar usuários administradores e faça a exclusão do cadastro. Para saber mais, clique aqui!

 – Editar: ao clicar no botão editar, você poderá alterar todas as informações, exceto dados do usuário, do cadastro do vendedor.

Relatório de vendedores

A ferramenta permite que você faça o download de um relatório em formato de planilha. Para isso, basta clicar em Exportar relatório:

Nesse relatório será possível consultar informações como: Código do vendedor, nome, status, e-mail, código, nome e status de carteira. Caso precise de informações especificar nesse relatório, basta aplicar o Filtro e depois clicar em Exportar relatório. Logo abaixo falaremos sobre os filtros.

Filtrando os vendedores

Para buscar vendedores cadastrados na sua loja ou até mesmo realizar o download de relatórios “personalizados”, basta aplicar o Filtro. Para isso, clique em Filtros, selecione as informações desejadas e depois clique em Filtrar vendedores:

Configurações

No botão Configuração, você poderá escolher se deseja trabalhar com o código do vendedor no check-out e qual é o prazo de validade dos links que serão compartilhados pelo seu vendedor. Confira:

Após clicar, irá ser exibido os seguintes campos:

1 – Status: aqui você irá definir se o Código do vendedor no checkout está ativo ou não.
IMPORTANTE: o Código do vendedor no checkout permite que o consumidor insira o código do vendedor fazendo com que, pedidos que tenham sido feitos diretamente na loja (sem a interação do vendedor), também sejam relacionados a ele. Essa é uma ótima forma de engajar ainda mais o seu vendedor.

2 – Prazo de expiração do link de pagamento (em dias corridos): aqui você irá definir o prazo de validade, em dias corridos, dos links de pagamento.
3 – Salvar: esse botão permite finalizar as configurações realizadas.

Carteira de clientes

A carteira de clientes permite definir quem o seu vendedor poderá ter contato. Para isso, no menu Venda assistida, acesse Carteira de clientes:

Para criar uma nova carteira, clique em Nova carteira ou Cadastrar nova carteira:

Primeiro, os dados de identificação da carteira:

1 – Nome da carteira: aqui você irá definir qual será o nome da sua carteira.
2 – Código da carteira: nesse campo você irá definir o código da sua carteira.
3 -Status: aqui você irá definir se a carteira estará ativa ou não.

Depois, você irá vincular os clientes que participarão dessa carteira:

1 – Importar lista de clientes: nessa opção você poderá importar uma lista de clientes já cadastrados na loja. Ao clicar nesse botão, será exibido todas as instruções para seguir com a importação.
IMPORTANTE: caso você vincule pelo menos um cliente de maneira manual, essa opção não estará mais disponível.

2 – Filtros: aqui você poderá filtrar o cadastro dos seus clientes através das opções: ID do cliente, Nome, E-mail, CPF ou CNPJ e clientes com ou sem vinculo com outras carteiras.
3 – Botão selecionar: após localizar o cliente desejado, clique em Selecionar para que o mesmo seja vinculado a essa carteira.

Após realizar as configurações, clique em Cadastrar nova carteira:

Lembre-se que, a vinculação de uma ou mais carteiras deve ser realizado dentro do cadastro do vendedor!

<strong>Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!</strong> Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!

Data da última atualização deste conteúdo: 14/08/2024
0
0