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Por que o número de conversões no Meta não coincidem com o Google Analytics?

By 01/08/2023No Comments


Número de conversões no meta (Facebook Business)

Elaboramos esse conteúdo para você que possuí algumas dúvidas sobre as conversões geradas dentro do Meta.

Muitas vezes existem dúvidas sobre a precisão das conversões contabilizadas no Facebook Business. Isso ocorre porque, ao realizar campanhas pagas no Metabusiness, os números de conversões e os valores apresentados podem não coincidir com os do Google Analytics 4 ou até mesmo com os da plataforma JET.

Essa diferença pode ser atribuída a erros na transição de informações, mas também por uma diferença natural devido ao modelo de contabilização distinto do GA4 e do Metabusiness.

No Facebook, utiliza-se uma modelagem estatística para exibir o valor das conversões nos anúncios. Isso significa que não se trata simplesmente da soma dos valores de conversão, mas sim de um modelo estatístico que os calcula.

Portanto, é normal que o valor de conversão não corresponda exatamente ao que é medido pelo GA4 ou por nossa plataforma.
Fonte: https://www.facebook.com/business/news/navigating-change-and-improving-performance-and-measurement

Além disso, o Facebook e o GA4 adotam modelagens diferentes para avaliar as conversões de compra em anúncios. O GA4 utiliza uma atribuição baseada em dispositivos, considerando apenas a origem do último clique do usuário, enquanto o Facebook emprega uma atribuição incremental, levando em conta todas as interações que o usuário teve com a campanha para contabilizar a conversão.

❗ Isso explica por que os valores de conversão no Facebook costumam ser mais elevados, pois são consideradas todas as interações do histórico do usuário e não apenas o último clique.

Precisa atualizar as suas tags dentro do Google Tag Manager? Então clique aqui e confira um tutorial sobre isso!

Como testar se as informações da loja estão chegando corretamente no Meta

Para verificar a precisão das informações no Metabusiness, é necessário utilizar a ferramenta de gerenciamento de eventos no Facebook. Para esse procedimento, é necessário que você tenha acesso a essa ferramenta.

Selecione o pixel que está vinculado na sua loja

Para ver qual o pixel correto, você pode utilizar a extensão Pixel Helper:

Na tela do gerenciador de eventos, selecione o pixel vinculado na sua loja:

Clique na aba configurações e verifique se a opção Rastrear eventos automaticamente sem código está desativada:

 

Nessa mesma tela, clique na opção Abrir a ferramenta de configuração de eventos e exclua todos os eventos cadastrados. Esses eventos cadastrados de forma manual podem duplicar a contagem de eventos que estamos enviando pelo Google Tag Manager.

Clique na aba Eventos de teste:

 

Selecione a opção Confirme se os eventos do seu site estão configurados corretamente, insira a URL da sua loja e clique em Abrir site:

 

Navegue pela loja para disparar os eventos padrões que configuramos via Google Tag Manager:

    1. View item – Entrar na página de um produto
    2. Add to cart – Adicionar o produto a um carrinho
    3. Begin checkout – Ir para página de checkout, selecionar o frete e forma de pagamento
    4. Purchase – Finalizar um compra na página de sucesso

Verifique se todos os eventos apareceram na aba do gerenciador de eventos apenas uma vez, com o numero de identificação do eventos e com os dados completos (Value, Currency, Content, Contents id)

Exemplo de teste bem sucedido: Os eventos foram acionados apenas 1x e possuem identificação de evento, e estão com os parâmetros corretos:

 

 

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Data da última atualização deste conteúdo: 01/08/2023
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