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IntegraçõesPlataforma JET

Por que o número de conversões no Meta não coincidem com o Google Analytics?

By 01/08/2023agosto 25th, 2025No Comments


Número de conversões no meta (Facebook Business)

Elaboramos esse conteúdo para você que possuí algumas dúvidas sobre as conversões geradas dentro do Meta.

Muitas vezes existem dúvidas sobre a precisão das conversões contabilizadas no Facebook Business. Isso ocorre porque, ao realizar campanhas pagas no Metabusiness, os números de conversões e os valores apresentados podem não coincidir com os do Google Analytics 4 ou até mesmo com os da plataforma JET.

Essa diferença pode ser atribuída a erros na transição de informações, mas também por uma diferença natural devido ao modelo de contabilização distinto do GA4 e do Metabusiness.

No Facebook, utiliza-se uma modelagem estatística para exibir o valor das conversões nos anúncios. Isso significa que não se trata simplesmente da soma dos valores de conversão, mas sim de um modelo estatístico que os calcula.

Portanto, é normal que o valor de conversão não corresponda exatamente ao que é medido pelo GA4 ou por nossa plataforma.
Fonte: https://www.facebook.com/business/news/navigating-change-and-improving-performance-and-measurement

Além disso, o Facebook e o GA4 adotam modelagens diferentes para avaliar as conversões de compra em anúncios. O GA4 utiliza uma atribuição baseada em dispositivos, considerando apenas a origem do último clique do usuário, enquanto o Facebook emprega uma atribuição incremental, levando em conta todas as interações que o usuário teve com a campanha para contabilizar a conversão.

Isso explica por que os valores de conversão no Facebook costumam ser mais elevados, pois são consideradas todas as interações do histórico do usuário e não apenas o último clique.

Precisa atualizar as suas tags dentro do Google Tag Manager? Então clique aqui e confira um tutorial sobre isso!

Como testar se as informações da loja estão chegando corretamente no Meta

Para verificar a precisão das informações no Metabusiness, é necessário utilizar a ferramenta de gerenciamento de eventos no Facebook. Para esse procedimento, é necessário que você tenha acesso a essa ferramenta.

Selecione o pixel que está vinculado na sua loja

Para ver qual o pixel correto, você pode utilizar a extensão Pixel Helper:

Na tela do gerenciador de eventos, selecione o pixel vinculado na sua loja:

Clique na aba configurações e verifique se a opção Rastrear eventos automaticamente sem código está desativada:

 

Nessa mesma tela, clique na opção Abrir a ferramenta de configuração de eventos e exclua todos os eventos cadastrados. Esses eventos cadastrados de forma manual podem duplicar a contagem de eventos que estamos enviando pelo Google Tag Manager.

Clique na aba Eventos de teste:

 

Selecione a opção Confirme se os eventos do seu site estão configurados corretamente, insira a URL da sua loja e clique em Abrir site:

 

Navegue pela loja para disparar os eventos padrões que configuramos via Google Tag Manager:

    1. View item – Entrar na página de um produto
    2. Add to cart – Adicionar o produto a um carrinho
    3. Begin checkout – Ir para página de checkout, selecionar o frete e forma de pagamento
    4. Purchase – Finalizar um compra na página de sucesso

Verifique se todos os eventos apareceram na aba do gerenciador de eventos apenas uma vez, com o numero de identificação do eventos e com os dados completos (Value, Currency, Content, Contents id)

Exemplo de teste bem sucedido: Os eventos foram acionados apenas 1x e possuem identificação de evento, e estão com os parâmetros corretos:

 

 

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Data da última atualização deste conteúdo: 01/08/2023
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