Status de Pedidos
Nesse tutorial ensinaremos como realizar o processamento do pedido através do painel da JET.
Para que você possa realizar esse processamento, é necessário que seu usuário tenha tal permissão. Clique aqui para acessar o tutorial sobre permissões dos usuários da loja!
Processando o pedido
Para realizar o processamento do pedido, ou seja, dar andamento o status do pedido, clique em Processar pedido:
Depois, escolha o o novo status do pedido:
E sem seguida, clique em Processar pedido. Dessa maneira, será encaminhado um e-mail ao seu cliente informando que o status do pedido foi atualizado e essa informação estará disponível no seu painel administrativo e na central do cliente na sua loja.
Cada status terá informações especificas para serem preenchidas. Como por exemplo, o status Despachado:
Essas informações serão encaminhadas no e-mail de atualização de status do pedido.
Quer saber como personalizar os e-mails da loja? Clique aqui!
Lembre-se, cada status poderá ser usado, em cada pedido, uma única vez.
Você poderá consultar o andamento do pedido do final da página de detalhes do pedido:
Confira o que significa cada status de pedido
– Status NOVO:
Todos os pedidos realizados são registrados e listados em seu painel administrativo com o Status NOVO.
Esse é o primeiro status que todos os pedidos receberão, antes da plataforma receber a notificação dos Gateways de Pagamentos para serem alterados para os status “Em Aprovação” / “Aprovado”.
– Status APROVADO:
Após a confirmação de pagamento e análise de risco (caso houver Anti-Fraude), os Gateways de Pagamentos nos enviam uma notificação de pagamento aprovado, e com isso, os status dos pedidos são alterados para “APROVADO” de forma automática.
– Status EM PRODUÇÃO:
É recomendado a utilização deste status quando houver produtos no pedido que serão produzidos ou fabricados.
– Status DESPACHADO:
Neste status, será preenchido todos os dado da Nota Fiscal e método de entrega, tais como: Número da Nota Fiscal, Chave NF-e, Nome da Transportadora, Método de envio, Código de Rastreio, Conteúdo NF-e e Código do XML.
– Status TRACKING:
O Status “Tracking” é utilizado para os pedidos que já foram DESPACHADOS e estão à caminho do cliente.
– Status CONCLUÍDO:
Esse é o último status de atualização dos pedidos. Quando o cliente recebe a mercadoria o status deve ser alterado para Concluído. Dependendo da integração utilizada, esse status pode ser atualizado de forma automática ou manual. Após ser atualizado para “CONCLUÍDO”, não será possível alterar o pedido para outro status, a não ser que solicite para o nosso time de atendimento JET.
– Status CANCELADO:
Esse status representa que o pedido foi “Cancelado”, independente de seu motivo. Após ser atualizado para “CANCELADO”, não será possível alterar o pedido para outro status, a não ser que solicite para o nosso time de atendimento JET.
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Disparo de e-mails transacionais
A cada atualização de status de pedido, a plataforma JET realiza o envio de e-mails informando ao consumidor o status vigente do pedido juntamente com suas informações.
Para saber mais sobre os e-mails da JET, clique aqui!