Oferecer benefícios exclusivos aos clientes é uma estratégia poderosa para impulsionar vendas e fidelizar consumidores. Veja mais!
Seja para campanhas promocionais, recompensas por fidelidade, troca de pontos ou até mesmo como presente, os vales são uma forma flexível e atrativa de engajar seu público. Neste tutorial, você aprenderá passo a passo como configurar e gerenciar essa ferramenta, desde a criação dos créditos até a aplicação no checkout.
Caminho para a ferramenta: Marketing > Vale compra para clientes.
Ativando o vale compra
O primeiro passo é ativar o Vale Compra no cadastro do cliente. Sem essa ativação, o cliente não conseguirá utilizar o saldo disponível.
Para isso, na ferramenta Vale Compra, basta alterar o status conforme demonstrado na imagem abaixo:
Adicionando vale compra no cadastro do cliente
Com o Vale Compra ativo no cadastro do cliente, clique em Ação:
Agora, preencha os campos de acordo com as orientações abaixo:
1 – Operação: selecione entre as opções:
– Crédito: para adicionar valor
– Débito: para remover valor;
2 – Valor: insira o saldo que será adicionado ou removido do cadastro do seu cliente;
3 – Validade: aqui você poderá determinar por quanto tempo, em dias, o saldo ficará disponível ou deixar a flag Indeterminado ativada;
4 – Observação: nesse campo você poderá incluir informações sobre o crédito ou débito do saldo. Essa informação será exibida ao seu cliente!
Confira um exemplo:
Por fim, clique em Salvar para registrar o crédito para o seu cliente.
Utilizando o Vale compra
Durante o checkout em sua loja, o cliente visualizará a opção Vale-Compra entre as formas de pagamento disponíveis. Para utilizá-lo, basta:
1. Selecionar a quantidade de Vale-Compra que deseja aplicar (dentro do saldo disponível)
2. Clicar em Aplicar
Caso o valor total exceda o saldo do Vale-Compra, o cliente deverá combinar com outra forma de pagamento para completar a compra.
Confira um exemplo:
Para saber mais
➡️ Clique na seta para abrir o conteúdo!
Como o Vale compra aparece na central do seu cliente
Seu cliente poderá acompanhar todas as movimentações do Vale-Compra diretamente na Central do Cliente. Após fazer login, basta acessar a seção ‘Vale-Compra’ para visualizar o saldo disponível e o histórico completo de transações:
Confira um exemplo:
Como esse pedido será exibido no seu painel JET
Na ferramenta Meus Pedidos do painel JET, você poderá acompanhar detalhadamente todos os valores. Confira um exemplo:
Configure como o saldo de Vale Compra será aplicado
Através do menu Minha Loja > Opções da Loja > Editar Dados da Loja, você poderá configurar onde o saldo do Vale-Compra utilizado pelo cliente será aplicado.
Para isso, na ferramenta, localize a opção O saldo do vale compra será utilizado na loja considerando:
Selecione entre as opções:
Valor total do pedido: nessa opção é considerado o valor total da compra, incluindo o valor do frete;
Valor total dos produtos: nessa opção será considerado apenas a somatória dos valores dos produtos do carrinho e os seus descontos, não incluso o valor do frete.
Depois de selecionar a opção desejada, clique em Salvar:
Configure um limite de uso de saldo por pedido
Por padrão, o limite de uso do saldo está definido como 100%. Caso deseje alterar esse percentual, clique em Configurações:
Insira o novo limite em porcentagem. Por exemplo 50%:
Para finalizar, clique em Salvar:
Confira a experiência do cliente considerando o exemplo acima: se configurado em 50%, em um carrinho de R$ 80,00, o cliente poderá usar até R$ 40,00 do saldo disponível.
Como importar vale compra em lote
Caso seja necessário cadastrar múltiplos saldos de Vales-Compra simultaneamente, recomendamos utilizar a função de importação. Basta clicar em Importar Vales-Compra:
Sigas às instruções:
Por fim, clique em Importar.
Precisa de ajuda? Clique aqui e fale com um dos nossos especialistas!