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Melhores Práticas

Melhores práticas de SEO para e-commerce

By 23/09/2022março 14th, 2023No Comments

Não há atalhos para uma melhor classificação. Mas há coisas que você deve fazer antes de lançar uma nova loja ou atualizar uma existente, sendo as mais importantes otimizar o conteúdo e a estrutura do site.

Por isso criamos essa lista de verificações para ficar por dentro das melhores práticas de SEO e ajudá-lo a aumentar o tráfego e aumentar as vendas da sua loja online. 

Antes que você comece

Grande parte da sua estratégia de otimização de mecanismos de pesquisa depende dos dados que você pode coletar. Os dados vêm do seu site, mecanismos de pesquisa e fontes de terceiros. Com isso em mente, seus primeiros passos reais na lista de verificação devem ser:

  • Verificar se o Google Analytics está bem configurado. 
  • Verifique se você adicionou seu site ao Google Search Console e Bing Webmaster Tools ,
  • Acostume-se a usar uma das ferramentas de SEO disponíveis para fornecer dados de sites e palavras-chave.

Confira um vídeo que preparamos especialmente para você sobre SEO:

 

Lista de verificação técnica de SEO

O SEO técnico se concentra em garantir que seu site ofereça uma ótima experiência na web para seus usuários e mecanismos de busca, ou seja, o site é facilmente rastreável e vem com excelente desempenho.

Rastreamento e indexação

Antes de você pesquisar, os rastreadores da Web coletam informações de centenas de bilhões de páginas da Web e as organizam no índice de Pesquisa. Para que o Google e outros mecanismos de pesquisa encontrem, rastreiem e indexem seu site com mais facilidade, ajude-os um pouco com robots.txt e sitemap.xml

  • Para sites grandes, considere bloquear o rastreamento de páginas internas de resultados de pesquisa.
  • Seu sitemap.xml deve conter apenas URLs indexáveis ​​e canônicos.  (A plataforma JET já cria a estrutura de URL indexável e canônico); 
  • Certifique-se de que a estrutura de URL correta esteja em seu sitemap, especialmente observando a barra final (/).  (A plataforma JET já cria a estrutura de URL da forma correta);
  • Ter um mapa do site dedicado a vídeos e imagens é uma boa prática, especialmente para lojas grandes; 
  • Certifique-se de enviar seu mapa do site para os mecanismos de pesquisa.

Resolver erros 4XX e redirecionamentos 301 e conteúdo duplicado

Certifique-se de ter redirecionamentos permanentes de URLs antigas. Embora não seja ruim para o SEO, as informações adequadas do cabeçalho HTTP 301 o ajudarão com o erro mais comum que seu público e os rastreadores veem, o erro 404 Not Found. 

  • Uma página de erro deve sempre retornar um código de status 404/página 404.
  • Lembre-se de que a página 404 não influencia os esforços de SEO do site, mas pode influenciar a experiência do usuário (UX).
  • 301 é um redirecionamento permanente para alterações permanentes, como alteração de URL, exclusão de página, etc.
  • Certifique-se de excluir essas páginas do seu mapa do site. Certifique-se de manter o mapa do seu site sempre atualizado.
  • Não use mais de três redirecionamentos em uma cadeia de redirecionamento, ou seja, evite ter cadeias de redirecionamento.
  • A melhor prática é manter o redirecionamento 301 ativo por pelo menos um ano.
  • Use redirecionamentos 301 para lidar com conteúdo duplicado em seu site.

Experiência e desempenho da página

Os sinais de experiência de página têm tudo a ver com a experiência real do usuário de uma página da Web em algoritmos/classificação de pesquisa. Na maioria dos casos, tudo se resume a otimizar sua loja para desempenho de frontend.

Aqui estão algumas coisas que você deve verificar para melhorar o desempenho da sua loja virtual JET.

  • Certifique-se de ter páginas compatíveis com dispositivos móveis, a Plataforma JET é desenvolvida pensando em first movile;
  • Usar HTTPS;
  • Otimize suas imagens e vídeos;

Arquitetura do site

Como seu site é organizado é importante do ponto de vista do usuário e dos rastreadores.

  • Use uma estrutura plana para que seus usuários e rastreadores de mecanismos de pesquisa possam navegar facilmente em seu site com apenas alguns cliques em sua página inicial;
  • Nenhuma página deve receber mais de três cliques de qualquer outra página;
  • Suas páginas mais importantes devem ser vinculadas a partir de sua página inicial e, por sua vez, devem vincular as subpáginas mais relevantes ao conteúdo nelas;
  • Agrupe as páginas por relevância de tópico/palavra-chave.

URLs amigáveis, navegação e trilhas de navegação

Ter uma URL amigável e uma navegação cuidadosamente planejada melhora imensamente a experiência do usuário (UX).

  • Use o protocolo https://.
  • Seja consistente com a forma como você vincula suas páginas, ou seja, SEMPRE use versões de URLs com ou sem www , não ambas. O Google e outros mecanismos de pesquisa diferenciam os dois, portanto, certifique-se de usar apenas um deles, e esse é enviado ao Google Search Console e coberto em um mapa do site. 
  • Lembre-se de que o caminho, o nome do arquivo e as strings de consulta diferenciam maiúsculas de minúsculas.
  • Faça slugs de URL curtos e orientados por palavras-chave com hífens para separar as palavras.
  • Para exibir Breadcrumbs nos resultados do mecanismo de pesquisa, use os dados estruturados do Schema.org (mais sobre isso posteriormente).
  • Para navegação facetada, não use vírgulas, colchetes ou codificação de URL não padrão.

Lista de verificação de pesquisa de palavras-chave

Encontrar as palavras-chave certas para o seu produto ou negócio é a base da estratégia de marketing digital que você estará realizando. A pesquisa de palavras-chave existe para ajudar você a entender como seu público-alvo em potencial procura o produto/serviço, quais palavras-chave eles usam e o que eles esperam ver quando finalmente clicarem.

Definindo palavras-chave

Quais são as palavras-chave que você deseja segmentar?

  • Comece fazendo uma lista de palavras-chave e tópicos relevantes focados em produtos ou serviços.
  • Estude essas palavras-chave nos resultados de pesquisa do Google e ferramentas como SEMRush, aHrefs ou Neil Patel.
  • Amplie a lista com a análise de palavras-chave de seus concorrentes, mas lembre-se de que seus concorrentes da vida real e seus concorrentes de resultados de pesquisa de palavras-chave podem não ser os mesmos.
  • A análise de lacunas de palavras-chave é uma ótima maneira de encontrar palavras-chave novas e relevantes.
  • Use versões locais do Google (e Amazon) quando você pretende ter uma classificação alta para resultados de pesquisa locais. 
  • As opções de sugestão automática do Google e da Amazon são ótimas para descobrir o que as pessoas pesquisam e usar essas consultas de pesquisa como palavras-chave de destino.
  • Verifique os resultados da pesquisa e limite o número de páginas que segmentam as mesmas palavras-chave ou semelhantes.

Lista de verificação na página e de conteúdo

Os bons e velhos princípios básicos de SEO ainda são muito válidos para o comércio eletrônico e não podem ser repetidos. A estrutura do site, URL e navegação também se enquadram aqui.

Otimização de SEO para títulos e títulos da página

Não pode ser mais básico do que a otimização de tags TITLE e H tags. 

  • Mantenha o comprimento do TITLE entre 55-70 caracteres ou 570 pixels (incluindo espaços). Para a title tag, a plataforma JET limita o campo em 70 caracteres. (Caso não esteja preenchido, irá puxar do cadastro do produto);
  • Concentre-se em uma palavra-chave ou algumas semanticamente semelhantes em sua página, não apenas TITLE e títulos.
  • Use H2, H3, etc., tags para palavras-chave secundárias.
  • Repita sua palavra-chave principal nas primeiras 100 palavras.

Meta Description para SEO de e-commerce

A meta descrição percorreu um longo caminho desde que foi introduzida. Hoje, ele é usado mais como uma parte de clique para ação (CTA) da aparência do seu resultado de pesquisa.

  • Mantenha o comprimento da meta DESCRIÇÃO entre 120 e 160 caracteres com excelente CTA descritivo. Vale lembrar que a plataforma JET limita até 320 caracteres.
  • Use sua palavra-chave primária na descrição também.

Otimização de imagem e vídeo

Tanto as imagens quanto os vídeos contribuem significativamente para o tamanho geral da página da Web, portanto, a necessidade de otimizá-los é mais do que evidente. Além disso, grande parte das pesquisas feitas pelos compradores é por meio de pesquisa de imagens e vídeos.

  • Escreva nomes de imagem e texto alternativo amigáveis ​​para SEO e orientados por palavras-chave:
  • Evite usar fotos de banco de imagens.
  • Use formatos de imagem modernos como WebP que carregam mais rápido.
  • Certifique-se de que os elementos da imagem tenham largura e altura explícitas; ele irá ajudá-lo a evitar problemas com o Largest Contentful Paint (LCP) e o Cumulative Layout Shift (CLS).
  • Tenha um número de imagens semelhante ao do concorrente de melhor classificação na palavra-chave desejada.
  • Se uma consulta de pesquisa, ou seja, a palavra-chave que você está buscando com seu produto, tiver vídeos nos resultados, isso é um indicador seguro de que você precisa ter um vídeo em sua página.
  • Os vídeos podem aparecer como parte de um snippet de vídeo nos resultados de pesquisa, aparecer na parte de vídeo dos mecanismos de pesquisa e, se você tiver o mesmo vídeo no YouTube, também nos resultados de pesquisa do YouTube.
  • Use dados de estrutura para informar os mecanismos de pesquisa sobre o vídeo na página.
  • Tenha um video-sitemap.xml no lugar.

Como cadastrar as informações na plataforma JET?

Na plataforma JET, as principais informações de SEO podem ser configuradas através do seu painel administrativo. Confira um exemplo no cadastro do produto:

Abaixo listamos todas as ferramentas, do painel JET, que permitem configurar informações de SEO da sua loja:

Além disso, é possível personalizar URL’s deixando-as mais amigáveis ou até mesmo criar redirecionamentos 301:

Observação: para saber como parametrizar alguma das ferramentas citadas acima, clique no link desejado

A JET também possibilita a inserção de arquivo Sitemap. Confira um trecho do GUIA DE E-COMMERCE ABRADi UM NOVO GUIA PARA UM NOVO MOMENTO Edição 2022 onde os mesmos explicam muito bem sobre esse arquivo:

“O arquivo sitemap.xml é o mapa do seu site visível aos mecanismos de busca. Ele ajuda, entre outras coisas, os robôs a visitarem as páginas do seu site com mais facilidade, seguindo um trajeto lógico entre elas e, é claro, comunica para eles quais são todas as páginas existentes naquele domínio. Isso torna a avaliação e a indexação mais rápida, além de auxiliar a otimização mobile, uma vez que todas as páginas móveis também devem estar contempladas neste sitemap. xml – caso o site possua uma versão mobile.”

Um outro arquivo que é extremamente importante e a JET permite a inserção através de seu painel administrativo é o robot.txt. Através dele, você poderá definir quais páginas podem ser indexadas ou não pelo Google. Por exemplo, não é interessante a indexação de página de Check-out, central do cliente, carrinho, etc.. 

Confira a documentação do Google a respeito do arquivo Robot.txt clicando aqui!

Complementando todas as funcionalidades existentes diretamente no painel JET, nós possuímos o front-end aberto onde, agências certificadas, podem executar ações no código de sua loja para se adequar com mais facilidade às regras do Google, permitindo assim uma indexação cada vez mais rápida e eficiente.

Links internos e externos

Os links internos e externos desempenham um papel importante em ajudar os usuários e os rastreadores de mecanismos de pesquisa a entender seu conteúdo e o valor dele.

  • Use uma palavra-chave ou sua variação relacionada à página que você vincula no texto âncora.
  • Evite links para páginas que não têm nada a ver com o tópico da sua página, ou seja, se sua página é sobre meias do Bob Esponja Calça Quadrada, não link para a página de camisetas , mas faça link para a página de camisetas do Bob Esponja Calça Quadrada (você vê A diferença).
  • Evite usar textos âncora genéricos como clique aqui, leia mais, etc.
  • Se você tiver a mesma palavra-chave aparecendo várias vezes na página, vincule apenas a primeira palavra-chave.
  • Não exagere nos links internos colocando palavras-chave desnecessárias no texto âncora.
  • Todos os itens acima para as práticas recomendadas de vinculação externa também.
  • Crie links para sites confiáveis ​​e de alta qualidade, mas também certifique-se de sempre criar links para as fontes primárias de informação.
  • Em geral, é melhor abrir os links externos em uma nova janela para evitar que o usuário saia do seu site.
  • Ao vincular a outros sites, use valores de atributo rel na tag <a> para gerenciar e explicar aos mecanismos de pesquisa o relacionamento de seu site/página da Web com a página que você vinculou. Por exemplo, você pode usar o atributo rel= “nofollow” para links de afiliados ou links para páginas com as quais você não deseja compartilhar parte da autoridade do seu site.

Você pode gerenciar o acima no nível da página com metatags de robôs . Por exemplo, essa pequena tag <meta name=”robots” content=”noindex” /> que você adiciona entre <head></head> informa aos mecanismos de pesquisa para não indexar a página.

Backlinks

Indiscutivelmente, construir links é uma das partes mais difíceis do SEO. É demorado com resultados questionáveis. Ainda assim, você deve pensar em algumas coisas gerais ao fazer o link building.

  • Use o número de links e métricas de autoridade de domínio/classificação de domínio que muitas ferramentas de SEO fornecem como um indicador de autoridade de domínio/página (portanto, qualidade do link).
  • Na maioria das vezes, a resposta para a questão do link de qualidade está nos resultados da pesquisa, ou seja, o que está lá importa.
  • Você pode acessar os sites nos resultados de pesquisa ou os sites que os vinculam.
  • Encontrar links quebrados ou menções de marca não vinculadas é o fruto mais fácil do link building (faça isso primeiro).
  • Evite modelos e personalize sua abordagem. Seja honesto. Construa relacionamentos primeiro, peça links depois. Ou concentre-se na qualidade do seu conteúdo.

Marketing de conteúdo para SEO de e-commerce

Ao administrar uma loja de comércio eletrônico hoje, você também precisa administrar uma empresa de mídia porque os compradores procuram o conteúdo além das simples apresentações de produtos.

  • Seja estratégico em sua abordagem aos tópicos e otimize seu conteúdo para as palavras-chave mais relevantes.
  • Inclua a palavra-chave desejada no título e na descrição e adicione variações e sinônimos de cauda longa.
  • Na maioria das vezes, a resposta sobre o conteúdo que você precisa ter em uma página está nos resultados de pesquisa dos tópicos que você abordará.
  • Conte uma história sobre o produto, ou seja, quais problemas você está resolvendo para seus visitantes com ele e por que seu produto é melhor que os demais?
  • Imagens de qualidade e vídeos de qualidade são uma obrigação.
  • Vá além de suas páginas de produtos criando conteúdo relevante para o nicho. Por exemplo, uma postagem em Melhores meias para o inverno de 2022 pode ajudar sua página de meias Tamanho M Bob Esponja Calça Quadrada se você mencioná-la nela.
  • Escreva conteúdo fácil de ler e seguir.

É muito importante que sua loja virtual esteja seguindo esse pequeno guia de boas práticas, ajuda na performance, ranqueamento e diminui o custo de aquisição do cliente nas mídias pagas.

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